Auriculoterapia

A auriculoterapia constitui uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, atualmente um ramo de especialização da Acupuntura, e é Regulamentada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema.

É um método que conseguiu se estabelecer pelos bons resultados obtidos e por ser pouco invasivo, sendo bem aceito pelos pacientes. Através na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular podemos aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos.

A interdependência do pavilhão auricular com os órgãos e vísceras pode ser estimulado com agulhas, cristais ou semente de mostarda na orelha externa representada como microssistema do corpo.

Os efeitos combinados de ação da energia dos canais/meridianos que se faz de maneira primária agem sobre o sistema nervoso autônomo e sobre o sistema nervoso central, como no sangue difundindo as energias e os substratos como hormônios e enzimas, provocando reações de anestesia, analgesia, hiper ou hipo função das estruturas orgânicas, quando estimulados.

O Pavilhão Auricular é considerado uma parte importante do corpo humano por constituir um microssistema próprio, podendo refletir todas as mudanças fisiopatológicas dos órgãos e vísceras, tronco, dos tecidos, dos membros e dos órgãos dos sentidos.

Nos casos mais graves, as doenças orgânicas sempre devem ser associadas a outras terapias.

Na prática clínica, encontramos uma grande diversidade de pavilhões auriculares, com variações de tamanho e a forma, mas em todos eles se encontram distribuídos os pontos auriculares, seguindo os mesmos princípios.

Todas estas reações podem aparecer antes que a enfermidade se manifeste e também desaparecer depois da cura da doença. Os pontos diagnosticados como positivos são selecionados para o tratamento, utilizando a estimulação mecânica.

TOP
Companhia da Mídia