Há mais de 2 mil anos a Tradicional Medicina Chinesa faz o tratamento das doenças através da aplicação de agulhas e moxas, bem como várias outras técnicas.
O mecanismo de ação da Acupuntura promove a liberação de hormônios, altera circulação sanguínea, regula e normaliza as funções orgânicas, aumenta a resistência às agressões externas que prejudicam os sistemas orgânicos, dessa forma promove um metabolismo equilibrado, resgatando o mesmo para o processo de cura.
A acupuntura entende que há uma energia que dá vida a todos os seres e que, no corpo humano, circula por “14 canais” superficiais principais, denominados meridianos.
Quando esse fluxo de energia é quebrado por conflitos emocionais, má alimentação e outras dificuldades, surgem as doenças. Para a medicina chinesa, o equilíbrio é restaurado através da inserção de agulhas em pontos específicos sobre a pele. A acupuntura é capaz mais de 400 enfermidades.
A maioria delas é relacionada ao sistema nervoso, aos aparelhos digestivo e geniturinário, e aos sistemas muscular e ósseo, dermatológicos, dentre outros.