Origem:
A Ventosaterapia, utilizada há milhares de anos pela Medicina Tradicional Chinesa, não é uma técnica exclusiva desta medicina, havendo registro de utilização de ventosas, para fins terapêuticos, em antigas civilizações como a Egípcia, Grega, em toda a África e nas comunidades Índias Americanas.
No início da técnica, que era utilizada pelos chineses e egípcios, a aplicação era feita com chifres e cuias. Com o passar do tempo e como a técnica foi sendo aperfeiçoada pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a aplicação passou a ser feita com diversos tipos de ventosas, como as de vidro, acrílico, bambu e plástico.
O vácuo criado no interior das ventosas pode ser feito através da aplicação de fogo no interior do copo ou através de bomba de sucção. A Ventosaterapia atua, principalmente, na estagnação do Ki e sangue, promovendo a circulação do meridiano ou região estagnada. Essa estagnação pode ser causada por entrada de frio e umidade externos, traumas, desarmonias dos órgãos e vísceras ocasionadas por erros alimentares ou fatores emocionais diários, que são potenciais indutores de algias periféricas ou alterações das funções vitais.
Este tratamento também é muito utilizado na Medicina Tradicional Chinesa, sendo muitas vezes associado à acupuntura, para tratar diversos transtornos da saúde com o objetivo de reenergizar os meridianos por onde passa a energia vital Ki.
Proporciona um relaxamento muito eficaz nas tensões musculares quando aplicada ao longo da coluna lombar. Desta forma, pode ser muito útil em casos de contrações musculares e ciáticas. A maioria das pessoas revela o alívio imediato após a intervenção terapêutica. Algumas pessoas podem assim ver a sua sintomatologia e patologia dolorosa reduzida ou eliminada, em cerca de 30 minutos de tratamento numa sessão de Ventosaterapia.
Benefícios da Ventosaterapia:
- Aumento na mobilidade articular;
- Favorecimento na execução de movimentos;
- Diminuição da sobrecarga e tensão músculo articular;
- Liberação dos músculos;
- Melhora a circulação e a respiração;
- Ajuda na liberação do ácido lático;
- Previne lesões.